“Estamos aumentando em 17% nossa capacidade de leitos de atendimento”. Foi com esse objetivo que o Hospital São Camilo, unidade Santana, inaugurou 31 novos leitos em agosto. A expressão do diretor administrativo da instituição, José Carlos de Oliveira, está baseada no projeto de expansão iniciado há 10 meses e avaliado em R$ 3, 6 milhões. “Esses novos apartamentos nos faz saltar para um total de 221 leitos. A meta da ampliação está embasada na necessidade de dar suporte aos nossos pacientes da área cirúrgica”, explica.
Com uma ocupação acima de 80%, o número expressivo de cerca de 5 mil pacientes internados por mês gerou alguns transtornos, como por exemplo atrasos nas internações. “Atualmente tenho uma média de 170 pacientes internados diariamente, com isso, esses novos leitos vieram para que eu possa fazer também pré-agendamento dessas cirurgias, fazendo com que o atendimento seja agilizado”. Consequentemente, de acordo com Oliveira, a ampliação será estendida ao Pronto-socorro do hospital, que realiza cerca de 20 mil atendimentos mensais nas especialidades adulto e infantil. “A reforma e ampliação do Pronto-socorro deve ser finalizada em 2010, junto com o projeto de R$ 10 milhões para a remodelação da fachada do hospital”, conta o executivo. A meta do grupo São Camilo é alcançar o total de 700 leitos nas três unidades – Pompeia, Santana e Ipiranga – até o final de 2012.
Unidade Ipiranga
Enquanto a unidade Santana do Hospital São Camilo investe milhões em expansão de leitos, a unidade Ipiranga aposta em novos serviços, como a Câmara Hiperbárica. O São Camilo Santana foi o primeiro do grupo a adquirir o equipamento, em 1995. Após quase 10 anos a unidade Pompeia também aderiu ao serviço e, neste mês, foi a vez da unidade Ipiranga investir R$ 350 mil no serviço. “São serviços que seguem as recomendações da Sociedade Brasileira Hiperbárica e as indicações da normatização do Conselho Federal de Medicina, além do selo de qualidade junto com o IQG”, conta o médico responsável pela câmara hiperbárica da rede são Camilo, José Ribamar Branco. O objetivo estratégico é que todos os hospitais do grupo tenham o mesmo serviço e o mesmo padrão de qualidade para se trabalhar em rede.
Apesar do lançamento oficial do novo serviço ser em setembro, a unidades já inaugurou a câmara hiperbárica e registrou cinco atendimentos por dia no primeiro mês. “A meta é que nos próximos seis meses a unidade Ipiranga atenda 8 pacientes/dia”, almeja Branco.
A unidade já planeja a compra de mais um equipamento, caso a meta seja alcançada. Os demais hospitais do grupo possuem 3 máquinas, cada um, e realizam 400 seções mês.
Fonte: Saúde Business Web