A Subprefeitura de Santana/Tucuruvi, juntamente com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e as Divisões Descentralizadas da Zona Norte convidam os munícipes para participarem do curso de Mediação de Conflitos.
O curso, ministrado pela professora Sandra Inês Baraglio Granja é gratuito, tem carga horária de 16 horas, e seu objetivo é compreender a multidimensionalidade e apoiar o enfrentamento dos conflitos socioambientais, discutir e apoiar a convivência na cidade de São Paulo, propor a criação de rede de troca de informações e experiências entre os participantes.
O programa foi dividido em dois encontros de 8 horas cada, e abordará os seguintes temas:
1º Encontro
– Conceituando a mediação: anatomia e critérios
– A complexidade dos conceitos sobre conflitos e suas resoluções
– A multidimensionalidade do conflito
– Papel do Mediador
– Dinâmica
– Por que a mediação na Cidade de São Paulo?
– As formas de mediação, o diálogo, a própria mediação de conflitos socioambientais, as novas relações de sociabilidade, o respeito às diferenças: como desenvolver a mediação
– Dinâmicas
2º Encontro
– Mediação para que? Com qual(is) instrumento(s)?
– A possibilidade da construção do sonho, da realidade
– Inserindo a mediação na comunidade
– Como e porque a violência ocorre, indicando as possibilidades teóricas para sua compreensão
– Dinâmica
– O entendimento de justiça; as diversas formas e significados da violência para os distintos grupos sociais
– As relações entre cidadania e a convivência na vizinhança
– Mudança do processo cotidiano: a mediação como instrumento de transformação
– Dinâmicas
– Conclusões parciais e encaminhamentos
Cronograma
1ª turma – 28/8 e 4/9 – 8h às 17h
2ª turma – 18 e 25/9 – 8h às 17h
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail inscricaonorte@gmail.com, com nome, telefone, profissão, subprefeitura que reside (é necessário dizer se é ou não conselheiro do CADES e se tem participação em agenda 21). Serão disponibilizadas 50 vagas por turma.
Auditório da Subprefeitura Santana/Tucuruvi
Avenida Tucuruvi, 808, Térreo
Fonte: Prefeitura de São Paulo