Por três dias, o Palácio das Convenções do Anhembi, em Santana, reuniu mais de 3 mil profissionais da Saúde para a troca de experiências, debates e reflexões sobre o êxito de diversas ações da Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Simultaneamente, entre os dias 18 e 20 de outubro, o espaço abrigou a 1ª Mostra de Experiências Exitosas da Saúde da Família e o 2º Seminário Internacional da Atenção Básica, dois grandes eventos que contaram até mesmo com palestrantes internacionais.
Durante a cerimônia de abertura, na presença de profissionais, gestores, parceiros e convidados, o secretário municipal da Saúde destacou o momento de transformação pelo qual a Saúde da cidade de São Paulo vem passando. “Conseguimos mostrar que, com recursos adequados e gestão concreta, conquistamos um resultado de saúde pública exemplar. Vocês, no dia-a-dia, estão mostrando que é possível”, agradeceu o secretário aos profissionais e colaboradores que executam, diariamente, as ações de saúde. Depois, concluiu: “Hoje, nós temos o maior número de equipes da Estratégia Saúde da Família do Brasil”. Para ele, outro bom exemplo de êxito da Atenção Básica é o Programa Mãe Paulistana, que está próximo de realizar 490 mil partos.
Entre as autoridades presentes, Adib Jatene, atualmente diretor-geral do Hospital do Coração, recebeu homenagens em reconhecimento ao seu permanente compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS). “Este evento me toca profundamente, pois tive a felicidade de iniciar este programa em São Paulo. Um movimento que se iniciou pequeno e conseguiu atingir uma posição fantástica”, relatou o ex-ministro da Saúde. Emocionado, Jatene foi aplaudido de pé pela platéia.
Palestras
O recorde de público reflete a importância dos assuntos. Foram 16 temas debatidos pelos mais preparados e renomados profissionais da área da saúde do Brasil, da Colômbia, da Espanha, dos Estados Unidos e do Canadá. Entre os principais, destacam-se: Caminhos do SUS: História e Poesia; Modelo de Gestão nos Serviços de Saúde no Município de São Paulo – Experiências para serem Compartilhadas; A Estratégia Saúde da Família (ESF) no Município de São Paulo: Avanços e Desafios.
A apresentação das experiências exitosas foi feita pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das unidades de saúde municipais das regiões Centro-Oeste, Leste, Norte, Sudeste e Sul. Os temas centrais foram: Vigilância em Saúde, Mãe Paulistana, Avaliação e Monitoramento na ESF, A ESF e a Intersetorialidade, Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, Experiências Exitosas Multidisciplinares, Desafio na Formação de Profissionais na ESF, Núcleo de Atenção de Saúde da Família/ESF; Cultura de Paz, Integralidade da Saúde do Adulto, Saúde da Criança e Adolescente.
Participantes
O Palácio das Convenções do Anhembi ficou apertado para acolher tantos profissionais de saúde participantes do evento. Ao longo desses três dias, quase 3,5 mil participaram das palestras e tomaram conhecimento do bom trabalho e das ótimas iniciativas dos colegas de outras unidades. O agente José Nério Rosalino (57), além de apresentar a experiência “Práticas grupais de prevenção e promoção à saúde nos diversos ciclos de vida”, conseguiu assistir um pouco a todas as palestras e apresentações. “Gostei de tudo que vi até agora. Este evento superou as minhas expectativas e é uma excelente oportunidade de aprendermos”, elogiou o profissional, que atua há cinco anos na UBS Vila Ramos, Zona Norte.
“Era uma vez um grupo de artes”. Este foi o tema apresentado pela equipe da UBS Fazenda da Juta II, da região sudeste, na qual a agente Nilzete Caldas Ferreira, 44, trabalha há mais de 11 anos. “Estou muito feliz por ter o nosso trabalho reconhecido. Deveria haver mais eventos como este”, disse, entusiasmada, a profissional, que ajudou muitas mulheres a sair da depressão por meio de oficinas artesanais.
Danilo Eduardo de Lima, 22, agente da UBS Barragem, Zona Sul, fez questão de comparecer aos três dias de evento. “Aprendi bastante. Com certeza, vou voltar ao meu posto com muitas idéias novas. Vi um projeto de capoeira e sei que na minha unidade não tem e que os jovens vão gostar muito”, comentou.
Experiências Exitosas
Dança, artesanato, teatro, canto, horta e até cinema. Estas são algumas das várias experiências exitosas expostas no Palácio do Anhembi. Ali, todas as unidades tiveram a oportunidade de expor seus projetos e bons exemplos. “Ver e ser visto”. Isso é o que interessa, segundo a enfermeira Daniela Santos, criadora do projeto Cine Pipoca da UBS Jardim Thomas, Zona Sul. Toda última sexta-feira de cada mês, ela recebe 25 jovens, de 10 a 14 anos, para uma pequena sessão de cinema. “Só de conseguirmos levar o jovem para dentro da unidade já é um grande passo.
Depois do filme, iniciamos uma roda de discussão sobre vários temas”. Entre os assuntos mais debatidos estão sexo, futuro, sonhos, família. “Conseguimos criar um vínculo com os jovens. Hoje eles confiam muito mais em nós. Somos amigos”, comemora.
Para os homens: Clube do Bolinha; aos fumantes: Grupo de Cessão ao Tabagismo. Entre tantas experiências, os trabalhos convergem para um mesmo caminho: a humanização. E é nesse caminho que a rede municipal de Saúde de São Paulo segue colhendo resultados, que servem de exemplo para todo o País.
Fonte: Prefeitura de São Paulo