Associação Portuguesa de Desportos Santana

A Associação Portuguesa de Desportos Santana, simplesmente Portuguesa, Lusa ou Rubro-Verde, como também é conhecida por seus torcedores, é um tradicional time de futebol da cidade de São Paulo que tem mais de 80 anos de história.

O vice-campeonato brasileiro de 1996 e as conquistas dos Torneios Rio – São Paulo de 1952 e 1955, numa época em que estas competições eram as mais importantes do Brasil, ficaram marcados como os mais célebres momentos históricos deste clube brasileiro.

Associação Portuguesa de Desportos Santana

A Associação Portuguesa de Desportos Santana surgia da fusão de cinco sociedades lusitanas já existentes: Lusíadas Futebol Clube, Associação 5 de Outubro, Esporte Clube Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense. O pedido de filiação da Associação Portuguesa de Desportos à Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) foi deferido no dia 2 de setembro de 1920, mas como não havia mais tempo para a inscrição no campeonato daquele ano, a Portuguesa fundiu-se ao Mackenzie, já inscrito, e participaram juntos do campeonato de 1920.

A Associação Atlética Mackenzie foi o primeiro clube de futebol brasileiro para brasileiros. Fundada em 1898 por estudantes do Mackenzie College, era formada apenas por alunos do colégio. A Portuguesa – Mackenzie disputou os certames pela APEA até 1922. Em 1923, a Associação Portuguesa de Esportes desligou-se do parceiro e passou a disputar jogos com sua nova denominação. Foi apenas em 1940 que o nome mudou para Associação Portuguesa de Desportos.

Em 1956, Associação Portuguesa de Desportos fez a compra de um terreno que tinha o São Paulo Futebol Clube como dono, na época o local havia uma pequena estrutura com campo para treinos, um salão pequeno, vestiários e outras dependências para treinamento. Para a Associação Portuguesa de Desportos usar o terreno como seu campo oficialmente teria que estar nas normas da Federação Paulista de Futebol, na época foram feitas várias reformas, foram erguidos vários alambrados e uma arquibancada de madeira, na época o estádio recebeu o apelido de Ilha da Madeira.

Em 11 de Janeiro de 1956 a Associação Portuguesa de Desportos fez sua estréia em sua nova casa vencendo um combinado entre dois rivais Palmeiras e São Paulo por 3 a 2. Mas esta construção de madeira foi provisória pois em 9 de janeiro de 1972 o Estádio do Canindé foi inaugurado com a partida que teve placar final de Portuguesa 3 e Benfica 1 nessa época o Canindé tinha capacidade para apenas dez mil.

Em 1979 o Canindé foi ampliado com capacidade para 27.500 e rebatizado com o nome de Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte pelo presidente Manuel Mendes Gregório.

Associação Portuguesa de Desportos Santana História

No dia 14 de agosto de 1385, as tropas portuguesas, lideradas por D. João, Mestre de Avis, derrotaram as tropas de D. João I de Castela em Aljubarrota. A batalha de Aljubarrota é um dos acontecimentos mais importantes da história de Portugal e marcou o início da dinastia de Avis, ligada aos descobrimentos que permaneceria no poder até 1580.





Quase cinco séculos mais tarde, no dia 14 de agosto de 1920, o jornal O Estado de S. Paulo anunciava em sua página esportiva: “ No salão nobre da Câmara Portuguesa de Commercio, à rua de São Bento, 29-B, deve realizar-se hoje às 20 e 1/2 horas a eleição e tomada de posse da diretoria da novel Associação Portuguesa de Esportes… ”

Portuguesa surgia da fusão de cinco sociedades lusitanas já existentes: Luzíadas Futebol Club, Associação 5 de Outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense. O pedido de filiação da Portuguesa à Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) foi deferido no dia 2 de setembro de 1920, mas como não havia mais tempo para a inscrição no campeonato daquele ano, a Portuguesa fundiu-se ao Mackenzie, já inscrito, e participaram juntos do campeonato de 1920.

A Associação Atlética Mackenzie College foi o primeiro clube de futebol brasileiro para brasileiros. Fundada em 1898 por estudantes do Mackenzie College, era formada apenas por alunos do colégio. A Portuguesa-Mackenzie disputou os certames pela APEA até 1922. Em 1923, a Associação Portuguesa de Esportes desligou-se do parceiro e passou a disputar jogos com sua antiga denominação. Em 1940 a Associação Portuguesa de Esportes alterou seu nome para Associação Portuguesa de Desportos.

Associação Portuguesa de Desportos Santana Torcida Leões da Fabulosa

A Leões da Fabulosa é a mais antiga e tradicional torcida organizada da Associação Portuguesa de Desportos, fundada em 26 de Fevereiro de 1972 a Leões da Fabulosa foi a primeira torcida organizada do time do Canindé, o nome surgiu de uma frase marcante para narrar a entrada da Associação Portuguesa de Desportos no gramado: “entram em campos os leões da Portuguesa com sua fabulosa torcida”.

Na época o que chamava atenção era a emoção com o que a Torcida se comportava nas arquibancadas, pelo fanatismo e pelos belos uniformes que o grupo de torcedores vestia calças brancas e camisas vermelhas com um leão bordado nas costas. O tempo passou e a Leões foi se tornando cada vez mais conhecida nacionalmente, e hoje o Grêmio Recreativo Esportivo Cultural Leões da Fabulosa tem uma sede moderna e organiza reuniões, festas e confraternizações.

Horário de Funcionamento Associação Portuguesa de Desportos em Santana

  • Segunda a Sexta das 08h às 17h

Endereço e Telefone Associação Portuguesa de Desportos em Santana

  • Rua Comendador Nestor Pereira, 33 – Santana – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 2125-9400

Mapa de localização





Deixe seu comentário