Para garantir a acessibilidade do público, bem como a segurança e a fluidez do trânsito no entorno do Parque do Anhembi, no bairro de Santana, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará um plano especial de tráfego e transporte durante a corrida São Paulo Indy 300, que será acontecerá nos dias 29 de abril (sexta-feira, dia de treino livre), 30 de abril (sábado, dia dos treinos classificatórios) e 1º de maio (domingo, corrida São Paulo Indy 300).
A prova será realizada em um circuito de rua e as ações programadas pela CET incluem o bloqueio de vias como a Avenida Olavo Fontoura e um trecho da pista local da Marginal do Tietê, bem como a implantação de uma Central de Gerenciamento de Operações na Praça Campo de Bagatelle, e reforço do monitoramento, da orientação e da fiscalização do tráfego.
Serão mais de 700 funcionários – entre técnicos na Central de Operações e operadores de tráfego – e 80 viaturas envolvidos, além do apoio de guinchos e motos. A sinalização será feita com mais de 1.200 cavaletes, 350 cones, 493 cilindros, 4.120 metros de gradil, 14 painéis de mensagem variável, 40 faixas de orientação e 115 rolos de fita zebrada. As vias no entorno do Parque do Anhembi serão regulamentadas com sinalização de proibição de estacionamento.
Bloqueios Operacionais
Como o circuito da corrida de Fórmula Indy será prioritariamente de rua – num total de 4.180 metros e 11 curvas – a CET vai bloquear ao tráfego, das 22h de quinta-feira (28/04) às 5h de segunda-feira (2/5), as seguintes vias:
– Pista local da Marginal do Tietê, sentido Castello Branco, entre a Ponte das Bandeiras e a Ponte da Casa Verde
– Avenida Olavo Fontoura, em ambos sentidos, entre a Praça Campo de Bagatelle e a Rua Brazelisa Alves de Carvalho
– Rua Professor Milton Rodrigues, em ambos sentidos
– Rua Marechal Leitão de Carvalho, entre a Rua Massinet Sorcinelli e a Avenida Santos Dumont
– Rua Marssinet Sorcinelli, entre a Marginal Tietê e a Rua Marechal Leitão de Carvalho
Haverá ampliação dos bloqueios viários a partir das 0h30 de sábado (30/4) às 5h de segunda-feira (2/5) nas seguintes vias:
Rua Professor Luciano Prata
Rua Doutor Melo Nogueira
E interdições parciais nas vias:
Rua Brazelisa Alves de Carvalho
Rua Anita Malfatti
E inversão de mão de direção na Rua Hermenegildo C. de Almeida, entre a Rua Brazelisa Alves de Carvalho e a Avenida Braz Leme.
Caminhos Alternativos
– Pista local da Marginal Tietê: a opção de desvio será a pista expressa da Marginal Tietê
– Av. Olavo Fontoura: a opção de desvio será a Av. Braz Leme e/ou pelas pistas expressa e central da Marginal Tietê
Transporte Coletivo
Como não há previsão de bolsões de estacionamento para veículos de passeio nas proximidades do circuito da corrida, a CET sugere que o público utilize o transporte público para chegar ao local do evento.
Ônibus Municipais
A SPTrans estará disponibilizando três linhas expressas de ônibus partindo de miniterminais temporários implantados no Aeroporto de Congonhas, estação Tietê do Metrô (na Avenida Cruzeiro do Sul) e estação Barra Funda do Metrô (Rua Prof. Wilfrides Alves de Lima, entre a Rua Tagipuru e a Av. Auro Soares de Moura Andrade). As linhas expressas seguirão direto para o Anhembi, sem paradas no percurso. A tarifa será de R$ 6,00 somente ida e de R$ 9,00 ida e volta.
Ônibus Fretados
Será ativado bolsão de ônibus para fretados na Av. do Estado, entre a Av. Santos Dumont e a Marginal Tietê.
Metrô
As estações Tietê e Barra Funda terão os horários de funcionamento mantidos nos dias de treino e corrida. Haverá linha de ônibus fazendo integração entre os terminais e o local da corrida.
Bolsões de Táxi
Na chegada ao evento o desembarque deverá ser realizado preferencialmente na Rua Brazelisa Alves de Carvalho, que apresenta o menor trajeto até os portões de acesso. Para a operação saída foram credenciados 2.000 táxis que serão distribuídos em dois pontos: um na Rua Anita Malfatti com a Avenida Olavo Fontoura e outro na Praça Campo de Bagatelle, junto à Avenida Olavo Fontoura.
Fonte: Prefeitura de São Paulo