O Cartório de Santana tem a missão de prestar serviços de registro civil e certificação digital de altíssima qualidade ao cidadão.
Visa garantir a cada munícipe o acesso simplificado e ágil aos seus atos lavrados nesta Serventia. Com base no aprimoramento da qualidade dos serviços e da qualificação dos profissionais.
Cartório de Registro Civil de Santana História
É um Cartório Oficial, concedido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, e está localizado no bairro de Santana, na Zona Norte da cidade de São Paulo-SP desde o ano de 1891, portanto há cerca de 130 anos. Desde 1988, por regra prevista na Constituição Federal brasileira, os Cartórios estão sujeitos a concurso público, de modo que quando um Oficial ou Tabelião falece ou se aposenta, o Cartório é então disponibilizado em um concurso público, muito semelhante aos concursos para os cargos de Juiz e Promotor Público.
Cartório de Registro Civil de Santana Documentos para Registros
Os documentos necessários para os registros são:
Casamento: os noivos deverão comparecer ao cartório, acompanhados de 2 testemunhas, com os seguintes documentos:
a) Documento de identidade dos noivos e das 2 testemunhas;
b) Certidão de Nascimento;
c) Caso de noivos (ele ou ela) divorciados, apresentar Certidão de Casamento com Averbação de Divórcio;
d) Caso de noivos viúvos (ele ou ela), apresentar Certidão de Casamento e de Certidão de Óbito do conjuge falecido;
e) Caso dos noivos (ele ou ela), entre 16 e 17 anos de idade, deverão ser acompanhados pelos pais ou representantes legais.Nascimentos: para registro de nascimento é necessário
Solteiros:
- Cédula de identidade (original) do declarante
- Cédula de identidade de identidade da mãe
- DNV (Declaração de Nascido Vivo) – via amarela do hospital
Casados:
- Certidão de casamento original
- Cédula de identidade de identidade da mãe ou do pai
- DNV (Declaração de Nascido Vivo) – via amarela do hospital
Prazos:
- Quando o pai declarante: 15 dias
- Quando a mãe declarante: 60 dias
- Quando ambos ( pai e mãe) declarantes: 60 dias
Óbito: O declarante do óbito, com o atestado de óbito, fornecida pelo Serviço Funerário Municipal, irá ao Cartório do local, onde ocorreu e solicitará o seu registro. Caso ocorra o óbito na residência, um pessoa próxima providenciará o atestado de óbito e levará até o Serviço Funerário Municipal, e prestará informações como:
- atestado de óbito;
- cédula de identidade e/ou;
- certidão de nascimento ou casamento e/ou;
- carteira de trabalho e/ou
- carnê do INSS;
- declarar se o falecido deixa bens;
- declarar se o falecido tem testamento;
- declarar se o falecido era eleitor;
- declarar se o falecido era reservista;
- declarar se o falecido deixa filhos maiores ou menores;
- local do sepultamento ou cremação;
- declarar qualificação dos pais do falecido.
Cartório de Registro Civil de Santana Serviços
Além dos registros civis, o cartório oferece os seguintes serviços:
- Autenticações
- Reconhecimento de firma
- Procurações
Vagas Cartório de Registro Civil de Santana – Trabalhe Conosco
O Cartório de Registro Civil de Santana disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.
Horário de Funcionamento Cartório de Registro Civil de Santana
- Segunda a Sexta das 09h às 17h / Sábado das 09h às 12h
Onde fica, Endereço e Telefone Cartório de Registro Civil de Santana
- R. Voluntários da Pátria, 2182 – Santana – São Paulo – SP
- Telefone: (11) 2344-1717
Outras informações e site
- Mais informações: www.cartoriodesantanasp.com.br
- Mais informações: www.cartoriosdobrasil.org/cidade/sao-paulo