Para garantir a acessibilidade do público, bem como a segurança e a fluidez do trânsito no entorno do Parque do Anhembi, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará um plano especial de tráfego e transporte durante a corrida São Paulo Indy 300, que acontecerá nos dias 27 (sexta-feira, dia de treino livre), 28 (sábado, dia dos treinos classificatórios) e 29 de abril (domingo, corrida São Paulo Indy 300).
A prova será realizada em um circuito de rua e as ações programadas pela CET incluem o bloqueio de vias como a Avenida Olavo Fontoura e um trecho da pista local da Marginal do Tietê, bem como a implantação de uma Central de Gerenciamento de Operações na Praça Campo de Bagatelle, e reforço do monitoramento, da orientação e da fiscalização do tráfego.
Serão mais de 700 funcionários – entre técnicos na Central de Operações e operadores de tráfego – e 80 viaturas envolvidos, além do apoio de guinchos e motos. A sinalização será feita com 820 cavaletes, 220 cones, 155 cilindros, 3.700 metros de gradil, 10 painéis de mensagem variável, 33 faixas de orientação e 75 rolos de fita zebrada. As vias no entorno do Parque do Anhembi serão regulamentadas com sinalização de proibição de estacionamento.
Bloqueios operacionais
Como o circuito da corrida de Fórmula Indy será prioritariamente de rua – num total de 4.180 metros e 11 curvas – a CET já está realizando intervenções no entorno do Anhembi. A Rua Professor Milton Rodrigues, sentido Olavo Fontoura, já está parcialmente bloqueada e será totalmente fechada para a construção de uma passarela no local. O bloqueio prossegue até as 23h59 de domingo (29/4).
À partir das 23h59 de quinta-feira (26/04) até as 23h59 de domingo (29/04), serão bloqueadas as seguintes vias:
Pista local da Marginal do Tietê, sentido Castello Branco, entre a Ponte das Bandeiras e a Ponte da Casa Verde;
Avenida Olavo Fontoura, sentido Santana, entre a Rua Brazelisa Alves de Carvalho e a Praça Campo de Bagatelle;
Rua Professor Milton Rodrigues, sentido Olavo Fontoura;
Rua Marechal Leitão de Carvalho, entre a Rua Massinet Sorcinelli e a Avenida Santos Dumont, com alteração de circulação de sentido único para duplo;
Rua Massinet Sorcinelli, entre a Marginal Tietê e a Rua Marechal Leitão de Carvalho.
Das 21h de sexta-feira (27/4) às 23h59 de domingo (29/4), passam a valer também os seguintes bloqueios:
– Avenida Olavo Fontoura, sentido Casa Verde, entre Praça Campo de Bagatelle e a Rua Brazelisa Alves de Carvalho
– Rua Professor Luciano Prata
– Rua Doutor Melo Nogueira
– Rua Brazelisa Alves de Carvalho (Interdição parcial)
– Rua Anita Malfatti (Interdição parcial)
E a inversão de mão de direção na Rua Professor Hermenegildo de Campos Almeida, entre a Rua Brazelisa Alves de Carvalho e a Avenida Braz Leme.
O acesso à Avenida Olavo Fontoura será restrito à pessoas devidamente credenciadas. Os veículos com destino ao Aeroporto Campo de Marte deverão acessa-lo pela Avenida Santos Dumont, sentido Centro, portaria oposta à Rua Santa Eulália.
Caminhões alternativos
Ponte Governador Orestes Quércia: opção de caminho alternativo para veículos que trafegam pelo Eixo Norte/Sul com destino à Santana ou que desejem acessar as rodovias dos Bandeirantes, Anhanguera ou Castelo Branco;
Pista Expressa da Marginal Tietê: opção para a Pista Local da Marginal Tietê;
Avenida Braz Leme ou Pistas Expressa e Central da Marginal Tietê: opção para a Avenida Olavo Fontoura.
Na ocorrência de lentidões na Praça Campo de Bagatelle, ela poderá ser bloqueada junto à Avenida Santos Dumont. Neste caso, a opção de desvio será a Avenida Santos Dumont (sentido Bairro), Praça Heróis da FEB, Avenida Santos Dumont (sentido Centro), acessando a Praça Campo de Bagatelle.
Transporte Coletivo
Como não há previsão de bolsões de estacionamento para veículos de passeio nas proximidades do circuito da corrida, a CET sugere que o público utilize o transporte público para chegar ao local do evento.
Ônibus Municipais – A SPTrans estará disponibilizando cinco linhas expressas de ônibus partindo de miniterminais temporários implantados na Avenida Paulista (em frente ao Parque Trianon), na Praça da República com Rua do Aouche, no Aeroporto de Congonhas, na Estação Tietê do Metrô (Avenida Cruzeiro do Sul) e na Estação Barra Funda do Metrô (Rua Professor Wilfrides Alves de Lima, entre a Rua Tagipuru e a Av. Auro Soares de Moura Andrade). As linhas expressas seguirão direto para o Anhembi, sem paradas no percurso.
Ônibus fretados – Será ativado bolsão de ônibus para fretados na Avenida Braz Leme, sentido Centro, entre a Rua do Aclamado e a Rua Sóror Angélica. O embarque/desembarque de passageiros deverá ser realizado na mesma avenida, ambos os sentidos, entre as ruas Doutor Melo Nogueira e Marambaia.
Metrô – As estações Tietê e Barra Funda terão os horários de funcionamento mantidos nos dias de treino e corrida. Haverá linha de ônibus fazendo integração entre os terminais e o local da corrida.
Táxi – Na chegada ao evento, o desembarque deverá ser realizado na Rua Brazelisa Alves de Carvalho (local de menor trajeto até os portões do evento). Para a saída foram credenciados 3.500 táxis, que serão distribuídos em dois pontos: um na junção da Rua Anita Malfatti com Avenida Olavo Fontoura; e outro na Praça Campo de Bagatelle, junto à Avenida Olavo Fontoura.
Mobilidade Reduzida – Estará disponível serviço especial de transporte do Atende às pessoas com Deficiência Física e Mobilidade Reduzida, partindo dos cinco miniterminais: Avenida Paulista (em frente ao Parque Trianon), na Praça da República com Rua do Aouche, Aeroporto de Congonhas, Estação Tietê do Metrô (Rua Marechal Odylio Dennys) e Estação Barra Funda do Metrô (Avenida Auro Soares de Moura Andrade, internamente ao terminal, ao lado da rampa de acesso de deficientes).
Recomendações ao Público
Os motoristas que utilizam as rodovias no entorno da Capital, em especial os que conduzem veículos de carga, devem evitar acessar o sistema viário da Cidade, especialmente a Marginal Tietê, entre os dias 26 e 29 de abril.
Os motoristas oriundos da Região Norte do país pelas rodovias Presidente Dutra, Fernão Dias e Ayrton Senna, com destino ao Sul; assim como os provenientes da região Sul pelas rodovias Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castelo Branco e sistema Anhanguera/Bandeirantes, com destino ao Norte, todos devem utilizar a Rodovia D. Pedro I ou o Rodoanel Mário Covas. Aos motoristas oriundos do interior do Estado com destino ao Litoral através do sistema Anchieta/Imigrantes, também recomendamos a utilização do Rodoanel Mário Covas.
Dê preferência ao uso do transporte público (Metrô, ônibus e táxi);
Não confie em guardadores de veículos que indicam locais para estacionar e que não sejam permitidos;
Não estacione veículos sobre calçadas, canteiros centrais, ajardinamentos e frente a guias rebaixadas;
Se necessitar pedir informações, faça de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
Não embarque ou desembarque em fila dupla ou afastado da calçada;
Pedestre atravesse na faixa e utilize a passarela;
Fonte: Prefeitura de São Paulo